6 ideias para você reduzir o impacto ambiental que nossos guarda-roupas criam no planeta

Veja como tornar a moda mais sustentável através do consumo consciente.

Sustentabilidade não é mais assuntos apenas para uma conversa com os amigos. Precisamos adotar o consumo consciente, pois segundo uma pesquisa realizada, em 2050, haverá 9,8 bilhões de pessoas no planeta terra. E se os recursos, como água, carvão, petróleo, alimentos, são escassos agora, imagine no futuro.

E a moda é um fator muito importante nesse processo, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza, pode levar até 20 mil litros de água apenas para produzir uma camiseta e um par de jeans. Para adotar práticas que vão impactar no nosso meio-ambiente, eu separei algumas dicas para você começar agora mesmo.

FAÇA UM BALANÇO DO SEU GUARDA-ROUPA:
Veja as roupas, acessórios e calçados que você já tem em seu guarda-roupa. Além de reviver peças esquecidas, esse exercício auxilia na tomada de decisões para uma nova compra.

ESCOLHA MARCAS CONSCIENTES:
Compre em marcas que promovam a sustentabilidade em seu processo de produção. O uso de algodão orgânico, reutilização de resíduos, diminuição do uso de água durante a fabricação, precisam ser algumas medidas adotadas por essas grifes. Fique sempre de olho nas redes sociais sua marca de roupas favorita para estar sempre atualizado sobre ações que ajudem ao planeta.

CONSERTE SUAS ROUPAS:
Consertar roupa é uma prática que precisa fazer parte do nosso cotidiano. Hoje algumas cidades possuem serviços on-line para recolhimento de peças que precisam de ajustes e reparos.

COMPRE PEÇAS ATEMPORAIS:
Os modismos precisam ser deixados de lado. Apostar em peças atemporais deixam o seu guarda-roupa muito mais prático. Peças chaves, como uma camisa branca e uma azul claro, um moletom azul marinho e cinza, calça escura, jeans escuro, brogues ou mocassins de camurça marrom, são itens que podem criar inúmeros looks, além de durarem mais que apenas uma estação do ano.

ADQUIRA TECIDOS E MATERIAIS RESISTENTES:
Passe a ler a etiqueta da sua roupa. Evite misturas de tecidos, pois eles são mais difíceis para se reciclar, além disso, são poucos resistentes. Considere sempre os tecidos naturais, como lã e o algodão orgânico.

ALUGUE ROUPA PARA OCASIÕES ESPECIAIS:
Para um evento pontual, utilize os serviços de aluguel de roupa. Essas lojas costumam ter uma série de peças, muito delas modernas e em diversas cores. Excelente para você testar novas possibilidades sem ter a necessidade de comprar. Agora, além de eventos formais, alguns aplicativos oferecem serviço de aluguel de jeans até jaqueta de couro – conhecidos como guarda-roupa compartilhado.

Comentários