CINCO LIVROS PARA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE MODA

Da história no Brasil aos grandes ícones da moda masculina. Não faltam bons títulos nas livrarias.

Final do ano vem chegando e com ele os “amigos ocultos” da empresa, dos amigos, ou ainda as férias. Que tal aproveitar esse tempo para atualizar a leitura e até dar de presente um bom título? Hoje reuni cinco títulos para quem gosta de história e moda – dois assuntos que amo e estou constantemente em contato. Atualmente estamos com ótimas obras nas livrarias, dos mais diversos autores e pontos de vista. O melhor de tudo que eles estão com preços bem atrativos. Vale sempre o investimento.
1. DICIONARIO DE MODA – Publifolha
Autores: EMILY ANGUS E MACUSHLA BAUDIS.
Acho esse um dos livros mais completos para quem procura informações de moda. O legal que ele traz a capa capitulo um tema, que vai desde movimentos artísticos, sociais e políticos que deram origem a estilos e tendências. A obra ainda explica todos os termos fundamentais da indústria da indumentária.
2. HISTÓRIA DA MODA NO BRASIL – Estação das Letras e Cores
Autora: GILDA CHATAIGNIER.
A jornalista, professora e pesquisadora Gilda Chataignier reuniu nessa publicação as formas de se vestir que se inicia no século XVI e chega ao XXI no Brasil. O livro, de maneira extremamente trazerosa, explica ainda sobre tecidos, cores, as mudanças nos padrões corporais, a moda íntima, a moda praia, além da maquiagem, dos acessórios, dos sapatos, das jóias, e diferentes glossários da língua portuguesa, tupi ou de descendência afro que formam a identidade brasileira.
3. MODA E PUBLICIDADE NO BRASIL NOS ANOS 1960 – Nversos
Autora: MARIA CLAUDIA BONADIO.
Esse é com certeza um livro indicado para os amantes de moda e da publicidade, já que a autora Maria Claudia Bonadio, traça um panorama histórico sobre esses dois universos a partir da segunda metade do século XX. Maria ainda propõe um novo olhar sobre o Brasil dos anos 1960, trazendo uma reflexão sobre a moda dessa época, mas também o contexto cultural e artístico do Brasil daquela época.

4. ÍCONES DA MODA MASCULINA – Publifolha
Autor: JOSH SIMS.
Muito bem-humorado e repleto de ilustrações, a obra apresenta 51 itens icônicos do guarda roupa masculino, contando suas histórias, desenvolvimento e como acabaram se tornando peças fascinantes no universo do homem.
5. WALTER RODRIGUES – Cosac Naify
Organizadores: JOÃO RODOLFO QUEIROZ E REINALDO BOTELHO.
Considerado um dos pilares da moda nacional, nesse livro conhecemos mais a fundo o trabalho do estilista Walter Rodrigues. Ali realmente conseguimos entender a maneira e dedicação que constrói as suas roupas tão sofisticadas, além de conhecer curiosidades da sua carreira, como o tempo que frequentou inferninhos, em São Paulo, onde pode absorver muitas informações que auxiliariam a criar suas obras primas. 

Comentários