Conheça seu jeans: tipos de lavanderia e acabamentos que são utilizados na fabricação das peças

O jeans é uma peça (quase) unanime no guarda-roupa masculino, já que serve para as mais variadas ocasiões graças a sua versatilidade e por ser extremamente atemporal. Uma boa calça jeans vai durar bons longos anos ao seu lado, principalmente quando temos os devidos cuidados com ela, seja durante a lavagem ou uso. Com o passar dos anos e a evolução das tecnologias, a calça jeans ganhou novas lavagens e acabamentos. Você conhece todos os tipos de calça jeans?

CONHEÇA O SEU DENIM: LAVAGENS E ACABAMENTOS

JEANS BRUTO (DENIM BRUTO): como bem já diz seu nome, esse é o jeans em sua forma bruta, crua. Aqui ele não recebe nenhum tipo de lavagem, que deixa o material em seu aspecto original. Sua cor é um azul escuro e possui uma forma mais rígida.

ACID WASH: essa é uma técnica de lavanderia que ficou muito famosa nos anos de 1980. Aqui o tecido é emergido com pedras-pomes em cloro que adiciona a peça um contraste acentuado criando um aspecto de marmorizado.

RINSE WASH: aqui todo o corante do jeans é removido, deixando o tecido mais suave e com uma aparência de limpo.

MID WASH: essa técnica remove uma boa parte da cor do corante índigo, deixando o jeans em tom de azul médio. Além disso, esse processo de lavanderia deixa a peça mais macia e é uma das mais populares entre os fabricantes.

LIGHT WASH: um dos processos mais complicados do mercado, principalmente pela sua alta técnica ao utilizar alvejantes para criar um acabamento extremamente diferenciado. Aqui ainda é utilizando um desgaste na peça, que pode ser criado por spray ou esfregando as mãos nas áreas desejadas.

TINGIMENTO COMPLETO: aqui são as famosas calças das mais variadas cores, já que receberam adição de corantes durante a sua fabricação.

ACABAMENTO VINTAGE: raspagem e desgaste manual, alteração no seu acabamento deixam a peça com um acabamento que poderia ter sido causado pelo tempo – aqui propositalmente.

COMO CUIDAR DO SEU JEANS:

CUIDADOS COM A LAVAGEM: limite o número de 3 a 4 peças em jeans na máquina de lavar já que são peças pesadas podem acabar prejudicando a eficácia do processo de limpeza.

LAVE ANTES DE USAR: um jeans mais cru ou com uma cor mais escura precisa ser lavado antes de usado. Muitas vezes essas peças possuem em sua etiqueta essa recomendação, fique alerta e siga a instrução.

USE UM SABÃO APROPRIADO: hoje algumas marcas de sabão em pó disponibilizam no mercado produtos desenvolvidos especialmente para o jeans especialmente se a peça for uma cor mais escura.

JEANS NO VARAL: para evitar marcas na sua peça, as retire imediatamente após a limpeza da máquina. Vire o jeans para o lado direito e em seguida pendure com o gancho da calça para cima.

Comentários