Semana de conteúdo: como homens devem se vestir para um coquetel de lançamento?

Com o final do ano na nossa porta, nossa caixa de e-mail fica lotada de convites para coquetéis, sejam eles relacionados ao trabalho ou mesmo com os amigos. Muitos homens me perguntam – como devo me vestir para esses eventos? Foi em cima desse questionamento que organizei algumas dicas super práticas.

QUAL SERÁ O DRESS CODE?

A beleza aqui nesse tipo de evento, que costuma acontecer do final da tarde para o início da noite, é que seu vestuário é marcado por certa formalidade, mas com ar fresco e casual (o que aqui no Brasil ganhou o nome de esporte fino ou “semi-formal”). Ou seja, você vai poder brincar, ser criativo e usar sua interpretação pessoal para construir seu look moderno e que combine com a sua personalidade.
Resumindo em poucas palavras: é junção de peças casuais com um certo refinamento necessário.

PEÇAS CHAVES:

O blazer é com certeza uma das peças chaves para esse tipo de evento. Essa peça em linho (que pode ser usada levemente amassada) traz frescor para os dias mais quentes.

A camisa social é outro ponto muito forte. Escolha as cores neutras, como azul, azul marinho, branco ou cinza. Outro estilo bem contemporâneo é o preto – sempre sem gravata.

Os calçados mais indicados são o sapato Oxford (preto ou castanho escuro), além do mocassim (em marrom, azul marinho ou preto) e brogue, que cria um visual autêntico.

JEANS PODE?

Sim, o jeans pode ser um excelente aliado na hora de criar um look menos formal. Escolha os jeans com menos lavagem possível, fuja dos rasgos e efeitos de lavanderia. As peças lisas e retas dão um ar de elegância e formalidade.

Como nosso clima de verão quebra qualquer vontade de estar com peças quentes, opte por uma calça chino ou sarja, que são elegantes e ao mesmo tempo extremamente frescas.

TÊNIS. É ACEITO?

Os modelos menos esportivos em cores neutras, principalmente o branco, são escolhas modernas e descoladas. Se você procura personalidade, aposte em um converse ou até mesmo o Adidas Stan Smith.

DICAS GERAIS:

– Seja sutil, não exagere para não acabar parecendo uma arvore de natal (isso vale para o uso adequado dos acessórios)
– O look para um coquetel é menos formal e com regras menos rígidas.
– Caso tenha dúvida, não tenha vergonha para fazer pergunta a um amigo.
– Não use nada que não te faça se sentir à vontade.
– Mantenha um visual limpo, clássico, mas com toque contemporâneo.
– Bermudas, camiseta de time e chinelo são três peças que nunca farão parte do seu look nesses eventos. Os guarde para um clima casual.

Veja algumas sugestões de looks para se inspirar e copiar:

  • Fotos: Reprodução/Pinterest.

Comentários