Por que adotar o uso diário de cosméticos naturais e quais são os benefícios?

Além de gerar menor impacto socioambiental, sua composição é extremamente mais saudável.

Na última semana fiz um post aqui no site falando do crescimento do mercado de cosméticos naturais, principalmente encorajada pelo público jovem que está preocupado com o meio ambiente. Mas quais são as reais vantagens de se usar esses produtos e principalmente como escolher os melhores, uma vez que com o crescimento de interesse também existe uma maior possibilidade de marcas e até mesmo fórmulas.

VANTAGENS

De acordo com estudos realizados, aproximadamente 60% das substâncias que entram em contato com a pele vão parar na corrente sanguínea e justamente as linhas industriais utilizam em sua fabricação fórmulas com produtos químicos e sintéticos, boa parte deles provenientes de petróleo, que ficarão acumulados em nosso corpo e podem acarretar em uma série de danos à saúde.

Já os cosméticos naturais, segundo o referencial de Cosméticos Naturais e Orgânicos da empresa de certificação Ecocert, devem possuir em formulação 50% de ingredientes vegetais e de origem vegetal sendo que no mínimo 5% de tais ingredientes devem ser certificadamente orgânicos. Além disso, os cosméticos naturais não são testados em animais.

COMO SABER QUAIS SÃO OS PRODUTOS COM INGREDIENTES NATURAIS

Entre as principais dicas está a ler os rótulos dos produtos, pois ali devem estar descritos todos os ingredientes que compõem sua formulação. A embalagem ainda deve informar os selos, como orgânico e vegano, que são certificados por órgãos e também registros junto a vigilância sanitária.

IMPORTANTE

Algumas marcas acabam se apropriando desse consumo consciente e utilizam em suas embalagens termos como “contém ingredientes naturais”, quando na verdade aquele produto no seu todo possui apenas 1 ou 5% de algum ingrediente natural. Por isso a preocupação em sempre ficar atento aos rótulos e especificação de cada um dos ingredientes.

Como os rótulos trazem apenas os nomes científicos o site americano EWG e seu aplicativo possuem um banco de dados com informações e sobre os mais diversos componentes e até as reações que elas causam.

BENEFÍCIOS

  • Por serem feitos de matérias-primas naturais, ou seja, de origem vegetal, os cosméticos naturais não agridem a pele e ainda servem para diminuir o risco de alergias.
  • Os cosméticos naturais utilizam vegetais nutritivos que são muito semelhantes às dos óleos naturais produzidos pela nossa pele, garantindo assim uma ótima absorção e com chances quase nulas de reações alérgicas.
  • Cosméticos naturais auxiliam na sustentabilidade, pois são livres de parabenos e ingredientes geneticamente modificados.
  • As empresas que produzem ainda se preocupam com o meio ambiente ao comercializar seus produtos em embalagens totalmente recicláveis e biodegradáveis.
  • Outra vantagem dos cosméticos naturais é que muitas dessas marcas já possuem em sua linha produtos orgânicos, onde a agricultura deve respeitar o solo ao não utilizar pesticidas, herbicidas e inseticidas como também preservar a biodiversidade local.

Comentários