Semana de conteúdo: como usar a bota Brogue, o clássico masculino que nunca sai de moda

A bota Brogue é um clássico no universo masculino. Esse calçado é uma peça essencial e muito versátil, principalmente pelo seu design atemporal. O legal na hora de pensar em looks é você pensar nas mesmas combinações que usaria o seu tradicional sapato Brogue, sejam elas peças casuais, como jeans e camiseta, ou ainda roupas mais pesadas, como casacos de lã.

O brogue surgiu na região da Escócia e Irlanda, numa tentativa de tornar os calçados masculinos mais preparados para o trabalho no meio rural. Os dois países têm como características naturais serem extremamente úmidos e essa topografia tornava sofrível mesmo as tarefas mais corriqueiras. Daí a ideia: “furar” os calçados, para drenar a água e diminuir o problema. Outra característica importante dessa adaptação era que o sistema de amarração ficava acima do tornozelo, o que mantinha os “cadarços” longe da sujeira (leia-se, esterco e barro) e impedia que o sapato fosse arrancado do pé quando se caminhava na lama.

Peças que combinam com a bota Brogue: malhas pesadas, casacos acolchoados, tecidos mais tradicionais, como o veludo e tweed.

Minha dica é você usar uma calça que vá até no máximo a primeira volta dos ilhoses do sapato, assim você cria um visual mais contemporâneo e um acabamento mais inteligente. Você pode ainda dobrar a barra da calça nessa altura.

Comentários